Feedback

Gostou do que leu? Encontrou algum erro ao longo do texto? Seja participativo(a): Classifique, comente, corrija, dê opiniões e troque informação com o autor dos textos! Ganha o leitor e ganha o escritor.

Gostaria de contribuir com histórias para o blog? Vá à secção " Novos Escritores" e informe-se das condições. Dê asas à sua imaginação.

Suportes Digitais de Leitura

Esta mensagem não fará parte dos meus posts diários de histórias, será antes um extra, relacionado com a experiência que tive com um gadget electrónico. Por isso, se apenas estiverem interessados numa história, passem à história do dia: Escrita Criativa / Brincadeiras, ou vão ao utilitário de “Histórias mais populares”.


Sou e continuarei a ser um fã dos livros impressos. Adoro o toque das folhas, as impressões de qualidade e a rotina de leitura.

No entanto, experimentei um  suporte digital de leitura, o Kindle , e fiquei bastante impressionado. A qualidade da imagem, o sistema sem fios e a advenção das nuvens de informação tornam estas alternativas em excelentes opções relativamente ao tradicional livro de papel. Portabilidade e acesso praticamente ilimitado a conteúdos de leitura são dois dos fortes argumentos em seu favor. Há outras opções, como o iPad e tablets/gadgets semelhantes, que apesar de não serem somente direccionados para leitura são suportes digitais multifacetados e permitem ter fácil acesso a conteúdos multimédia de todo o tipo.

Antes de fazer este blog, não tinha noção nem me importava muito com estas inovações, mas há que admitir: são ferramentas poderosíssimas para quem gosta de aproveitar os seus 5-10-20-40 minutos de intervalo para se por ao corrente de toda a informação diária, seja onde for: num espaço livre, em casa, no trabalho.

 A interface táctil, o conteúdo dinámico incluído nos livros electrónicos, o tempo de resposta do sistema, tudo é muito rápido, assim como a passagem de um estado de suspenção do sistema para actividade; a última é uma das razões que mais dificultava o uso destes sistemas; têm de ser algo acessível e rápido. São de uso prático porque estão imediatamente ao alcançe da mão e são leves. Assim, pega-se, abre-se e em poucos segundos tem-se um sistema apto a ser usado e navegado; aborrece esperar 3-4 minutos pela inicialização dos portáteis ou outras ferramentas informáticas e ainda ter que os colocar ao colo, ou em algum suporte, devido ao seu peso e dimensão.

Mas isto são só vantagens do ponto de vista ergonómico e de uso.

Outra das vantagens é o preço dos livros comprados online. Na Amazon,  comprar a versão electrónica de um determinado livro leva a poupanças da ordem dos 70%! Para quem é  um ávido consumidor de livros, isto é algo a considerar. Apesar de haver um investimento inicial da ordem dos 200-500 euros, dependendo do suporte em causa, 70% de descontos em todos os livros e alguns serviços rapidamente compensam a compra. Para não falar no ganho indirecto associado a todas as vantagens já vistas.

Para já, vou andar de livro na mão; assim que tiver oportunidade, vou comprar estes gadgets fantásticos. Qual? Ainda não sei. xP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquise neste blogue